Cirurgia de apendicite: entenda como funciona

Por: sidesc | 09 de outubro de 2025

A apendicite é uma condição que resulta na inflamação do apêndice, localizado na parte inferior direita do abdômen. Trata-se de uma condição mais comum na faixa dos 20 aos 30 anos, que pode gerar intensa dor e ser mais grave em alguns casos, necessitando de cirurgia. A boa notícia é que quando tratada rapidamente, a recuperação costuma ser bem tranquila, prevenindo maiores complicações.

No conteúdo de hoje, vamos entender melhor sobre essa doença e como funciona a cirurgia de apendicite. Confira!

Afinal, o que causa apendicite?

A apendicite é causada pela inflamação do apêndice, tendo como fator principal a obstrução desse órgão, que pode ocorrer por um pedaço de fezes ou até um pequeno corpo estranho. Com esse bloqueio, há uma multiplicação de bactérias que sem o devido tratamento pode gerar o rompimento do apêndice, causando graves infecções.

O processo de desenvolvimento da doença se inicia com uma dor no meio da barriga e depois se desloca para o lado direito, algo que pode ser facilmente confundido com outras doenças, como gastrite ou infecção urinária. O desconforto pode afetar significativamente a qualidade de vida da pessoa, por isso, é essencial procurar ajuda médica desde os primeiros sintomas.

Para quem é indicada a cirurgia de apendicite?

A cirurgia de apendicite, conhecida como apendicectomia, é indicada na maior partes dos casos, visando a retirada do apêndice, preferencialmente, nas primeiras 24 horas após o diagnóstico. Isso porque, quando a inflamação é descoberta com agilidade, o processo cirúrgico tende a ser mais simples e com melhor recuperação.

Em casos onde o apêndice já se encontra comprometido, com risco de ruptura, maior ainda é a necessidade urgente da cirurgia, pois uma ruptura pode resultar em complicações sérias. Um exemplo dessas complicações é a peritonite, uma infecção generalizada na cavidade abdominal, gerando sintomas como febre, náuseas e distensão abdominal.

Deste modo, até aqui é válido ficar claro que se você sentir dores fortes e contínuas no lado direito da barriga, com febre, náuseas e perda de apetite, é hora de buscar investigar seu corpo. Ou seja, busque atendimento médico o quanto antes para que o profissional avalie o seu caso, faça o diagnóstico e, se for o caso, indique a cirurgia de apendicite.

Cirurgia de apendicite: entenda como funciona

A apendicectomia geralmente é feita de forma minimamente invasiva, através de pequenos cortes no abdômen, com o auxílio de uma câmera e instrumentos cirúrgicos. O procedimento permite uma recuperação rápida e menos dolorosa, o que facilita muito para quem está sofrendo com a doença.

No caso de uma apendicite mais grave, quando o apêndice já está rompido, a cirurgia pode exigir uma abordagem mais invasiva, mas, ainda assim, o procedimento costuma ser bastante tranquilo e com bons resultados. O tempo de recuperação varia, mas, em geral, as pessoas começam a se sentir melhor em poucos dias e, com o acompanhamento adequado, podem retomar suas atividades normais em poucas semanas.

Agora, se você está se perguntando sobre os custos dessa cirurgia, não precisa se preocupar. O SIDESC oferece descontos especiais para que você tenha acesso a esse tratamento de forma mais acessível, além de proporcionar parcelamento em até 10x para quem é cliente. Assim, você pode cuidar da sua saúde com a confiança de que está fazendo uma escolha inteligente, sem comprometer seu orçamento. Afinal, saúde é prioridade, e o SIDESC sabe disso.

Faz um 0800 480 9988 ou entre em contato pelo nosso whatsapp e faz um SIDESC!

Até a próxima!

Posts relacionados