Cirurgia de lipedema: entenda quando ela é necessária

Por: sidesc | 02 de dezembro de 2025

Você já ouviu falar em lipedema? Essa é uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura em regiões como as pernas, coxas, nádegas e até braços. Pode gerar além do desconforto físico, impactos emocionais, afetando também a autoestima. No conteúdo de hoje, vamos explorar esse assunto, entendendo, inclusive, quando a cirurgia de lipedema é necessária.

Entenda o lipedema e seus principais sintomas

O lipedema, em geral, começa a se manifestar na puberdade ou após mudanças hormonais, como gravidez ou menopausa. Trata-se de uma condição resultante de um distúrbio do tecido adiposo, o que faz com que a gordura acumulada seja resistente a práticas como atividade física e dietas.

Entre os principais sintomas, podemos citar:

  • Gordura localizada: Como já citado, o acúmulo de gordura em regiões do corpo é uma das características de quem convive com o lipedema, sendo essa é uma situação que costuma se manter mesmo com a perda de peso.
  • Dor e sensibilidade: Outro sintoma diz respeito à área afetada, que pode ficar dolorida ao toque ou até mesmo durante atividades cotidianas.
  • Inchaço: Após longos períodos de pé ou ao fim do dia, é comum observar um inchaço nas pernas.
  • Desproporção corporal: O lipedema também costuma causar uma alteração na silhueta, gerando um aumento de volume nas partes inferiores do corpo. Esse é um cenário que pode afetar significativamente a autoestima.

Diagnóstico e tratamento para o lipedema

O diagnóstico do lipedema deve ser feito por um médico especializado, geralmente um dermatologista ou cirurgião vascular, após uma avaliação clínica. O processo é feito sem a existência de um exame específico para confirmar a condição, entretanto, o profissional pode analisar o histórico clínico e realizar exames de imagem, como ultrassonografia, visando detectar o acúmulo de gordura e o estado do tecido afetado.

O tratamento do lipedema pode envolver:

  • Mudanças no estilo de vida: Apesar de não resolverem o problema de forma definitiva, mudanças como melhores hábitos alimentares e atividade física regular são valiosas. Isso porque, elas contribuem para o controle de ganho de peso.
  • Drenagem linfática: O tratamento também pode envolver procedimento com drenagem linfática, no intuito de reduzir o inchaço e melhorar a circulação.
  • Uso de meias compressivas: Podem aliviar o desconforto causado pelo acúmulo de líquidos, o uso de meias compressivas pode ser uma indicação.

Cirurgia para o lipedema com descontos é com o SIDESC!

Quando mesmo com o tratamento convencional, a pessoa ainda sofre com os sintomas do lipedema, tendo a sua qualidade de vida prejudicada, a cirurgia pode ser uma opção. Essa é uma forma de melhorar o desconforto físico e a aparência física.

Porém, sabemos que para muitas pessoas, o fator preço acaba sendo um impedimento para a realização da cirurgia de lipedema. Para ajudar nisso o SIDESC oferece soluções que tornam esse processo mais acessível, incluindo descontos especiais e a possibilidade de parcelamento em até 10x.

Esse é um caminho para conquistar uma vida mais satisfatória e com menos incômodos, com um atendimento personalizado e soluções eficientes.

Faz um 0800 480 9988 ou entre em contato pelo nosso whatsapp e faz um SIDESC!

Até a próxima!

Posts relacionados