fbpx Volta às aulas: como entrar na rotina novamente - Sidesc

Com as últimas semanas de férias chegando ao fim, este período que antecede o retorno à escola é decisivo para fazer com que a volta às aulas seja uma experiência positiva, tanto para os pais quanto para as crianças. Felizmente, para que a transição ocorra de maneira tranquila, existem várias alternativas simples de incorporar ao dia a dia que demandam apenas disciplina e organização. Listamos as principais estratégias neste artigo.

 

Comece uma contagem regressiva de volta às aulas

Independentemente de faltar uma, duas, três ou quatro semanas para a volta às aulas, organize uma espécie de calendário de contagem regressiva de término das férias. Incentive a criança a marcar com “X” cada dia de folga que passar. Essa é uma ótima maneira de fazer com que ela vá se acostumando com o retorno à escola.

 

Estabeleça uma rotina

Tem algo que acontece muito (e é bem natural): fugir totalmente da rotina durante as férias escolares. A hora de dormir e acordar costuma ficar desregulada, os lanches no intervalo das refeições principais não seguem um horário criterioso, as atividades de rotina não são mais as mesmas, etc. Por isso, de uma a duas semanas antes da volta às aulas estabeleça horários para dormir e comer que condizem com a realidade durante o ano letivo. Assim, o processo de retorno e adaptação será mais tranquilo.

 

Tenha uma conversa

Conforme o dia de retorno à escola for se aproximando, converse com a criança a respeito do assunto. O fato de viver um período totalmente diferenciado, com mais brincadeira do que compromissos, tende a fazer com que ela não fique tão empolgada com a ideia de voltar a ter horários pré-estabelecidos e rigorosos.

No entanto, é possível reverter essa impressão com conversas tranquilas e estimuladoras, falando a respeito do encontro com os amigos, o fato de possivelmente conhecer novos colegas e, ainda, sobre a oportunidade de aprender coisas novas.

 

Faça um cronograma de atividades

Colocar no papel um cronograma diário de atividades relacionadas à escola facilita muito a rotina dos pais e, ao mesmo tempo, faz com que a criança entenda que possui responsabilidades e saiba exatamente o que deve fazer, principalmente nesta fase de adaptação que é a volta às aulas.

A lista abaixo é uma sugestão e está direcionada para crianças que possuem compromisso já na parte da manhã. Imprima a lista e fixe em um lugar de fácil visualização para a criança:

  • 1º Lavar o rosto e as mãos;
  • 2º Colocar o uniforme e o calçado;
  • 3º Tomar café da manhã;
  • 4º Escovar os dentes.

 

Organização do material escolar

Se você costuma renovar os materiais da criança todo início de ano, permita que ela também faça parte desse processo. Leve-a junto à loja e deixe algumas opções de materiais livres para escolha, pois isso pode ajudar a motivar o retorno para a escola. Depois de todos os itens devidamente providenciados, aproveite para ensinar sobre organização e reforce a necessidade de fazer isso diariamente assim que as aulas começarem.

 

Programe o cardápio semanal de lanches

Se tem algo que impacta no desempenho dos estudos é a alimentação. Alimentos com gordura em excesso são capazes de atrapalhar o rendimento na escola, pois dão aquela clássica sensação de estômago cheio e sonolência. Para garantir que você faça as melhores escolhas alimentares, organize com antecedência o cardápio semanal, existem várias opções de pratos rápidos e saudáveis. Entre as alternativas que servem de inspiração estão:

  • pedaços de frutas com iogurte desnatado;
  • suco natural;
  • mix de oleaginosas;
  • barra de cereal com grande quantidade de fibras;
  • sanduíche de pão integral com requeijão light e queijo branco;
  • uma porção de frutas secas.

E então, percebeu o quanto pode ser tranquilo aplicar cada uma dessas dicas e garantir uma volta às aulas bem positiva? Aproveite que ainda faltam alguns dias para o retorno e confira nosso artigo com 8 sugestões de atividades de férias para as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *