fbpx Você sabe por que andar de bicicleta faz bem? - Sidesc
O número de adeptos a andar de bicicleta vem crescendo cada vez mais. Para comprovar isso, basta observar por alguns minutos alguma rua que tenha espaço suficiente para pedalar com segurança. Inclusive, é bem provável que você conheça alguém que tenha adotado a bicicleta como esporte, hobby ou, até mesmo, como meio de transporte oficial. A crescente adesão se deve, principalmente, pelas constantes orientações sobre a importância de se manter fisicamente ativo.

 

Andar de bicicleta faz bem e é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário, como obesidade, doenças cardíacas, doenças mentais, diabetes e artrite. Por ser um exercício físico saudável e de baixo impacto, pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

 

Dá para se dizer que o ciclismo é, principalmente, uma atividade aeróbica. Isso significa que o coração, vasos sanguíneos e pulmões se exercitam intensamente. Durante a prática a respiração fica mais profunda, a transpiração e a temperatura corporal se intensificam, melhorando o nível geral de condicionamento físico. Entre os benefícios que comprovam que andar de bicicleta faz bem estão:
  • aumento da aptidão cardiovascular;
  • aumento da força e flexibilidade muscular;
  • melhora da mobilidade das articulações;
  • redução dos níveis de estresse;
  • melhora da postura e coordenação;
  • fortalecimento dos ossos;
  • diminuição dos níveis de gordura corporal;
  • redução da ansiedade e depressão.

 

7 motivos para andar de bicicleta regularmente

  1. Pedalar de duas a quatro horas por semana é suficiente para alcançar uma melhoria geral na saúde.
  2. Andar de bicicleta gera menos tensão e lesões do que a maioria dos exercícios físicos.
  3. Durante a pedalada o corpo trabalha os principais grupos musculares.
  4. Ao contrário de alguns outros esportes, o ciclismo não requer altos níveis de habilidade física. A maioria das pessoas aprende a andar de bicicleta e, mesmo depois de anos sem praticar, não esquece.
  5. O ciclismo permite escolher o nível de intensidade. Para começar, pode ser praticado de forma mais amena e, com o tempo, fazer de forma mais vigorosa.
  6. É uma maneira divertida de entrar em forma, pois o ciclismo costuma ser praticado ao ar livre, podendo variar os trajetos.
  7. Como meio de transporte, a bicicleta é excelente para substituir o tempo que é gasto enquanto se está dirigindo ou andando de ônibus.

 

Equipamentos para pedalar com segurança

Agora que você já está por dentro de todos os motivos que mostram por que andar de bicicleta faz bem, é importante estar atento aos principais equipamentos necessários para pedalar de forma segura, independentemente da situação, mesmo que seja uma pedalada apenas para passear. Separamos três itens básicos que são encontrados facilmente em sites e lojas físicas especializadas.

 

Luzes: iluminação é fundamental para sinalizar pedestres, motoristas e outros ciclistas. A luz mais adequada é a piscante e, durante a pedalada, precisa ficar acesa no modo ininterrupto.

 

Capacete: é ideal investir em um capacete próprio para ciclismo, com tamanho adequado ao próprio ciclista e que contenha, de preferência, adesivos refletores.

 

Luvas: elas são bem importantes por dois motivos. O primeiro para evitar que a pele fique irritada devido ao apoio contínuo na manopla da bicicleta. A segunda razão é o fato de ser um item de segurança, pois se o ciclista cair, tentará parar a queda com a mão, aí a luva entra em ação e evita que a palma machuque.

 

Depois dessas informações, ficou claro por que andar de bicicleta faz bem e vale a pena incorporar à rotina? Hoje em dia existem bicicletas dos mais variados preços, isso facilita a aquisição. Agora, aproveite também para conferir nosso artigo com 7 exercícios físicos para praticar ao ar livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *