fbpx Quantos litros de água beber por dia? - Sidesc
Você sabia que nosso organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água? Isso explica por que desde os primeiros anos de vida somos alertados sobre a necessidade de ingerir água diversas vezes ao dia, mesmo não estando com sede. A questão é que muitas pessoas não sabem ao certo quantos litros de água beber por dia e quais são, de fato, as necessidades de seguir esse hábito à risca. Se você está nesse time, este artigo vai te ajudar a entender cada detalhe.

 

Quantos litros de água beber por dia: eis a questão

Não há uma regra única sobre quantos litros de água beber por dia. De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade exata varia de pessoa a pessoa, de acordo com fatores como peso, idade, temperatura de onde vive e atividades físicas que pratica. Mas, existe uma média que funciona assim:
  • quem é sedentário precisa ingerir diariamente de 2 a 3 litros de água;
  • quem pratica atividade física regularmente deve ingerir de 4 a 5 litros de água todos os dias;
  • um atleta de altíssimo rendimento precisa ingerir de 8 a 10 litros de água diariamente.
Essa quantidade descrita se refere à ingestão de água na sua forma mais pura, no máximo com algumas rodelas de limão ou folhas de hortelã. Os sucos podem ser um complemento para ingerir maior quantidade de água ao longo do dia, mas não estão incluídos na conta acima.

 

Alimentos que contribuem para hidratar

Informações do Guia Alimentar para a População Brasileira mostram que grande parte das frutas possuem de 80% a 90% de água na composição, assim como as verduras e legumes. Alimentos cozidos, como macarrão, batata e mandioca apresentam em torno de 70% de água. Cada uma dessas opções atuam como complemento diário para manter o organismo hidratado, então, vale incluí-las no cardápio diário.

 

Benefícios de ingerir água em quantidade suficiente

Agora você vai entender as várias formas em que a água impacta diretamente no bom funcionamento do organismo. Cada um dos pontos listados são ótimos incentivos para manter uma garrafa de água sempre por perto.

 

Equilibra a pressão arterial

O controle do consumo de sal é bem importante no equilíbrio da pressão arterial, mas a suficiente ingestão de água também é uma excelente aliada. Isso porque a água é um componente do sangue responsável por regular a pressão arterial. E sabe por que isso é importante? Pelo fato de que a pressão arterial em equilíbrio contribui para que o sangue percorra o caminho necessário dentro do organismo, transportando oxigênio e nutrientes.

 

Previne doenças

Manter o corpo bem hidratado ajuda a prevenir uma série de doenças, entre elas acidente vascular cerebral, pedra nos rins e complicações nas articulações. Essas duas últimas situações, em específico, podem ocorrer pelo fato de que a pouca ingestão de água altera os índices de uréia e ácido úrico no sangue.

 

Contribui para o emagrecimento

Manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são ações que impactam diretamente no emagrecimento e controle do peso corporal. O que pouco se fala é que a ingestão de água também contribui para esse processo, pois auxilia na desinflamação das células de gordura. Sem ficar atento a quantos litros de água beber por dia, o processo de emagrecimento fica mais difícil.

 

E então, gostou das dicas de hoje? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, aproveite o espaço dos comentários para compartilhar a questão. Se preferir, confira a rede credenciada Sidesc e agende uma consulta com o médico que está localizado mais próximo de você. Ele certamente vai te orientar sobre as necessidades específicas do seu organismo em relação à ingestão de água.

 

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