Dicas para aproveitar intensamente o horário brasileiro de verão - Sidesc
Anualmente, o horário brasileiro de verão gera uma série de sentimentos. Há quem ame e não veja a hora de adiantar o relógio em uma hora, mas há também quem não seja muito fã da mudança e prefira o horário tradicional. Independentemente de qual dos dois cenários você se identifica mais, adiantamos que este post vai te ajudar a aproveitar intensamente as horas a mais de sol ao fim do dia, de forma bem positiva.

Aplique estratégias para se adaptar ao horário brasileiro de verão

Nas primeiras semanas após a mudança, é bem comum ouvir relatos de pessoas que mencionam não sentir fome no horário habitual das refeições e ficam com dificuldade para manter a rotina de sono. Para que o corpo se adapte o mais rápido possível, é importante aplicar algumas recomendações:
  • manter os mesmos horários para dormir e acordar aplicados tradicionalmente;
  • evitar cochilos ao longo do dia, pois eles podem dificultar ainda mais a manutenção do horário de dormir;
  • evitar a ingestão de café e bebidas cafeinadas após o meio da tarde;
  • reduzir as atividades físicas intensas, no mínimo, duas horas antes de dormir;
  • ingerir alimentos leves no jantar, como frutas, legumes e verduras.

Intensifique a prática de atividades físicas

As horas a mais de sol são um convite para praticar exercícios físicos diariamente. Separamos duas sugestões para você fazer assim que o expediente de trabalho acabar. É importante estar munido de tênis e roupas confortáveis.

Substitua o ônibus por uma caminhada

Você pode ir até em casa caminhando ou, então, programar-se para fazer isso durante parte do percurso. Se você estiver de carro, opte por dar algumas voltas nas redondezas antes de pegar o carro.

Matricule-se em um local próximo ao seu trabalho

Identifique quais estabelecimentos oferecem atividades como natação, musculação, dança, pilates ou qualquer outra atividade que você se identifique. Assim que acabar o expediente, vá direto para lá. Desse modo, você não corre o risco de chegar em casa e desistir dos exercícios.

Mobilize a família para fazer atividades ao ar livre

O horário brasileiro de verão é perfeito para fazer alguns programas ao ar livre em família que, geralmente, são possíveis apenas aos fins de semana. Vocês podem colocar em prática o seguinte:

Marque encontros com os amigos

Com a correria diária, são muitas as pessoas que passam semanas (e até meses) sem ver alguém que considera muito. Aproveite as horas a mais de sol no fim do dia para combinar programas com os amigos, independentemente de ser segunda ou sexta-feira. Caminhar em algum parque e ir a um barzinho ao ar livre são sempre boas pedidas.

Aproveite para economizar energia

A principal intenção do horário brasileiro de verão é justamente reduzir o consumo de energia por meio do maior aproveitamento da luz solar. Faça sua parte colocando em prática algumas ações simples:
  • abrir as cortinas, deixando a luz natural entrar nos cômodos;
  • acender as luzes somente quando for realmente necessário;
  • instalar janelas e claraboias nos cômodos mais escuros, pois ambas favorecem a entrada de luz natural.
E então, ficou mais animado para aproveitar o horário brasileiro de verão? Aplicando cada uma dessas dicas ou, pelo menos, boa parte delas, ao final do período muito provavelmente você ficará com a sensação de “quero mais”.
Agora, aproveite para seguir o Sidesc nas redes sociais (Facebook e Instagram) e receba periodicamente informações e inspiração para um dia a dia com mais qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *