fbpx Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol - Sidesc
Você sabia que o aumento dos níveis de colesterol no sangue costuma ser silencioso? Isso explica por que, de acordo com informações do Ministério da Saúde, 40% dos brasileiros possuem colesterol alto. Essa condição pode gerar doenças como isquemia cerebral, infartos e arteriosclerose. Para reverter esse cenário, além dos exames médicos de rotina, existem alimentos que ajudam a diminuir o colesterol. Continue atento a este artigo e conheça cada um deles.

 

Primeiramente, de onde vem o colesterol alto?

Antes de chegar aos detalhes sobre alimentos que ajudam a diminuir o colesterol, é importante saber que essa doença pode surgir devido a duas diferentes razões:

 

  • fator hereditário, de origem genética;
  • estilo de vida não saudável – má alimentação, tabagismo e falta de exercícios físicos.

 

Curiosidade: embora a obesidade seja um dos fatores de risco para o colesterol alto, pessoas magras também podem ter a doença em decorrência da má alimentação. Por isso, é bem importante, especialmente na idade adulta, fazer o monitoramento frequente dos níveis de colesterol no sangue.

 

Alimentos considerados vilões do bom colesterol

Anote aí: o consumo de gordura saturada é péssimo para o controle dos níveis de colesterol. Aqui estão alguns dos alimentos que possuem alta quantidade de gordura saturada e que devem ser evitados:

 

  • biscoitos recheados;
  • sorvetes industrializados;
  • frituras;
  • embutidos (presunto, calabresa, salame, bacon);
  • pele de aves;
  • carne vermelha gordurosa;
  • queijos amarelos;
  • chocolates com baixo teor de cacau.

 

Dica extra: vale também ficar atento à maneira como os alimentos são preparados. Prefira opções cozidas ou assadas.

 

 

Conheça os alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

Os alimentos in natura ou minimamente processados são aliados do colesterol bom. Em meio a isso, existem algumas opções capazes de intensificar ainda mais os benefícios.

 

Frutas

Incluir goiaba, laranja, kiwi e morango na dieta diária é uma estratégia bem inteligente. A alta presença de vitamina C contribui para evitar a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Essas frutas possuem substâncias antioxidantes que refletem diretamente na redução dos níveis de LDL (colesterol ruim). O abacate é outro bom aliado pelo fato de ser rico em gordura monoinsaturada, a qual reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Fibras insolúveis

No grupo dos alimentos ricos em fibras insolúveis estão a linhaça, aveia e granola. Ambas são capazes de melhorar a circulação sanguínea e inibir a absorção de gordura. No caso da aveia, ela ainda é capaz de promover sensação de saciedade por mais tempo e ajudar no controle da glicemia.

 

Oleaginosas

Outros alimentos que ajudam a diminuir o colesterol são as oleaginosas. Entre elas estão castanhas, nozes, amêndoas, sementes de abóbora e de girassol. Ambas são ricas em antioxidantes, os quais previnem doenças coronárias (complicações nos vasos sanguíneos do coração) e combatem o envelhecimento celular.

 

Agora que você já sabe quais são os alimentos que ajudam a diminuir o colesterol, aproveite para agendar uma consulta com seu médico e fazer os exames de rotina para verificar como está a saúde do seu coração. Acesse a rede de profissionais do Sidesc e encontre o médico mais próximo a você.

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