fbpx 8 atividades de férias para as crianças - Sidesc
Ao longo do ano todo, é bem comum encontrar famílias que estabelecem um cronograma cronometrado para fazer com que a rotina de todos os membros da família se encaixe. Afinal, há uma série de compromissos diários, entre eles trabalho, reuniões, organização da casa, escola e atividades extracurriculares. Isso faz com que a chegada dos dias de folga na escola seja um desafio para conseguir encontrar atividades de férias para as crianças que as mantenham entretidas e sem passar grande parte do dia em meio aos aparelhos eletrônicos.

 

Antes de pensar sobre os programas que podem ser feitos durante as férias escolares, é bem importante ter em mente que embora esse período seja sinônimo de diversão, ele também precisa proporcionar momentos de total descanso e relaxamento. Então, se de segunda a sexta-feira as crianças estiverem com a agenda cheia, certifique-se de que aos fins de semana eles estarão mais livres.

 

Tendo tudo isso em mente, agora é hora de conhecer oito atividades de férias para as crianças!

 

1) Cozinhar em família

Embora para os adultos a ação de ir para a cozinha e preparar algo seja uma atividade normal, para as crianças costuma ser um momento bem especial. Vale pensar em refeições temáticas e que incluam alimentos saudáveis – dia do sanduíche, dia de salada de frutas, dia do macarrão de legumes, dia do bolo de chocolate com cacau, etc.

 

2) Fazer origami

Nas atividades de férias para as crianças, não dá para deixar de lado a produção de origamis. Essa é uma excelente maneira de entreter, divertir e, ainda, estimular a coordenação mental e motora. No Youtube existem vários tutoriais sobre como fazer origami que facilitam o aprendizado.

 

3) Brincar de jardinagem

Hoje em dia, grande parte das crianças tem pouco contato com atividades que envolvem plantar e colher. A época de férias é uma boa oportunidade para montar um minijardim ou uma hortinha, seja em casa ou no apartamento. Vale escolher temperinhos verdes, flores ou, até mesmo, plantar um feijão no algodão.

 

4) Fazer uma pista de obstáculos

Que tal montar um circuito com desafios? Se a casa tiver quintal, a brincadeira pode ser feita lá. Se vocês moram em apartamento, dá para organizar da mesma forma. Entre os desafios, podem estar:
  • atravessar por debaixo da mesa;
  • pular uma montanha de almofadas;
  • desviar de um caminho repleto de copos plásticos sem encostar em nenhum;
  • sentar e levantar do sofá 10 vezes.

 

5) Acampar dentro de casa

Se tem algo que costuma deixar as crianças bem animadas é organizar um acampamento dentro de casa. Para isso, basta estruturar uma cabana com lençol, colocar um colchão dentro e fazer uma noite de contação de histórias. Vale desligar as luzes do cômodo e usar lanternas para iluminar somente dentro da cabana.

 

6) Fazer um piquenique

Escolha um dos parques da sua cidade e defina uma tarde especial para fazer um piquenique. Providencie uma toalha que combine com o programa ao ar livre e defina o cardápio – bolos, sanduíches, frutas. Vocês podem aproveitar o lugar para brincar ao ar livre e compartilhar momentos que vão ficar na memória.

 

7) Escrever uma carta e enviar via Correios

Com tantos recursos tecnológicos, é cada vez mais difícil ouvir o relato de alguém que tenha enviado uma carta escrita à mão. Que tal trazer essa experiência para as crianças? Peça para elas escolherem uma pessoa especial e colocarem no papel o que sentem sobre ela. Pesquise o endereço da pessoa escolhida e faça junto com as crianças todo o processo de colocar a carta em um envelope, endereçar e levar aos Correios.

 

8) Pesquisar programas culturais

Confira o que os museus, teatros, cinemas e outros espaços culturais da sua cidade estão oferecendo. Geralmente, em épocas de férias, esses locais costumam ofertar uma programação diferenciada e voltada para o público infantil.

 

E então, as ideias elencadas acima te ajudaram a ficar mais inspirado? Se algum dos itens não se encaixa com a realidade da sua rotina ou do local onde vocês moram, coloque a criatividade para funcionar e adapte a ideia. Aproveite para compartilhar no espaço dos comentários outras atividades de férias para crianças que você já colocou em prática. Elas podem ajudar outros pais durante esse período.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *