fbpx 6 hábitos que ajudam a manter o coração saudável - Sidesc
É bem provável que você concorde, nunca se ouviu falar tanto em complicações de saúde como a hipertensão arterial. Ela está entre os principais vilões que atrapalham a manutenção de um coração saudável. Para se ter ideia da gravidade do assunto, no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral.

 

A boa notícia é que existem seis práticas acessíveis e possíveis de aplicar no dia a dia que contribuem muito para manter o coração saudável.

 

1) Controlar o estresse

Lembre-se: você não precisa estar ativo em tempo integral. Relaxar e desconectar diariamente contribui para manter o coração saudável. Destine um tempo para si e para fazer as coisas que você gosta – cozinhar, ler, assistir, pintar, etc. De preferência fique longe do computador, celular, tablet e outros eletrônicos semelhantes. Esse cuidado é peça-chave para recarregar as baterias e trazer mais calma para o dia a dia.

 

2) Não fumar

Se você é um fumante, procure ajuda e pare de fumar. Essa é uma das melhores atitudes que você pode ter para melhorar a sua saúde cardíaca. O hábito de fumar é uma das principais causas de doença arterial coronariana (obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o coração). Um ano depois de abandonar o cigarro, o risco de desenvolver doença cardíaca reduz pela metade.

 

3) Fazer boas escolhas alimentares

Embora possa parecer clichê, é importante reforçar que uma alimentação balanceada tem tudo a ver com coração saudável. Aqui estão algumas orientações práticas:

 

– opte por produtos lácteos com baixo teor de gordura, como queijo branco e leite com menos de 1% de gordura;
– evite alimentos ultraprocessados, entre eles embutidos, preparações instantâneas, refrigerantes, salgadinhos, refrescos em pó e temperos prontos;
– consuma peixe pelo menos duas vezes por semana, incluindo peixes que são fonte de ômega-3, como sardinha e salmão;
– ingira, pelo menos, 30 gramas de fibra por dia, entre as boas escolhas estão cereais integrais, pães e massas integrais e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).

 

4) Ter uma boa noite de sono

Além de ser fundamental para fortalecer o sistema imunológico e consolidar a memória, uma boa noite de sono também é aliada de um coração saudável. Por isso:

 

– evite ingerir bebidas alcoólicas ou bebidas que contenham cafeína até três horas antes de dormir;
– procure dormir sempre no mesmo horário;
– mantenha o cômodo silencioso e com iluminação apropriada;
– faça refeições leves à noite.

 

5) Praticar atividades físicas regularmente

Você já calculou quanto tempo diariamente passa sentado? Seja no trabalho, no carro ou no próprio sofá de casa. É bem provável que várias horas ao dia. Isso é motivo suficiente para incorporar uma rotina regrada de exercícios físicos. Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante praticar 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada ou, pelo menos, 75 minutos por semana de atividade física de maior intensidade.

 

 

6) Fazer exames de rotina

Medir a pressão arterial, verificar os níveis de açúcar no sangue e de colesterol são importantes para identificar precocemente algo que esteja colocando em risco o coração saudável. Entre as condições que podem prejudicar o coração estão pressão arterial alta e colesterol alto, ambos “silenciosos”, fazendo com que os exames sejam essenciais para detectar qualquer alteração.

 

É bem importante conversar com o seu médico sobre a periodicidade adequada para que você realize os exames, pois o intervalo de tempo varia de acordo com as condições de saúde de cada paciente.

 

Percebeu o quanto cada um desses cuidados é possível de aplicar na rotina? Além de contribuir para um coração saudável, trará mais energia e disposição para o dia a dia. Agora que você já está por dentro das recomendações, aproveite para agendar uma consulta com um médico cardiologista e descubra como está a saúde do seu coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *