fbpx 6 dicas de saúde para o Carnaval - Sidesc
Quando o assunto envolve festas mais comemoradas no Brasil, o Carnaval aparece nas primeiras posições da lista. Embora o feriado ocorra especificamente na terça-feira, é bem comum encontrar pessoas que iniciam as comemorações ainda no sábado. Se você está justamente nesse time que costuma aproveitar intensamente as festas de Carnaval desde o início, este artigo é para você.

 

Separamos seis dicas de saúde para o Carnaval que ajudam a prevenir complicações e fornecer mais energia durante os dias de folia.

 

1) Use roupas leves e calçados confortáveis

No que a combinação de aglomeração com calor resulta? Em muito suor. Por isso, deixe as roupas com tecidos sintéticos ou peças muito justas fora da programação de Carnaval. Elas dificultam a “respiração” da pele, podendo causar brotoejas. Sem contar que acabam gerando desconforto. Nessa mesma linha, se a intenção é ficar horas em pé e em lugares abertos, escolha um calçado bem confortável, de preferência com amortecimento.

 

2) Evite ficar totalmente exposto ao sol

O Carnaval acontece em uma das épocas mais quentes do ano. Junto a isso, a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva, então, não dá para deixar os cuidados com a pele fora das dicas de saúde para o carnaval. Se você for participar de festas ao longo do dia, invista em chapéu, camiseta e protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30 (reaplicando a cada duas horas). Se possível, evite a exposição solar entre as 10 e 16 horas.

 

3) Ingira água frequentemente

O cuidado com a hidratação deve começar antes mesmo de partir para a festa. A regra é: ingira muita água, sucos naturais e água de coco desde cedo. Esse cuidado é bem necessário pelo fato de que o excesso de transpiração gerado durante as comemorações pode levar à desidratação. Durante a festa, a orientação é a mesma e, se possível, inclua também bebidas isotônicas para repor os eletrólitos perdidos, entre eles sódio, potássio, magnésio e cloro.

 

Lembre-se: as bebidas alcoólicas não hidratam, elas são potencialmente diuréticas, fazendo com que a eliminação de líquidos seja muito mais intensa em comparação à ingestão. Então, vale intercalar um copo de bebida alcoólica com um copo de água.

 

4) Use preservativo em todas as relações sexuais

Aids, gonorreia, herpes e sífilis são só algumas das doenças que podem ser transmitidos através do sexo. Basta apenas uma relação sexual para isso acontecer. Por isso, embora a orientação possa soar repetitiva, é bem importante usar preservativo em todas as relações sexuais. O risco de uma gravidez indesejada não deve ser o único fator a ser levado em consideração na hora de decidir entre usar ou não.
Para complementar, você sabia que não é somente o sexo que pode transmitir doenças? O beijo também pode contribuir para isso. Entre as complicações de saúde associadas ao beijo está a mononucleose infecciosa, popular “doença do beijo”, que pode causar dor de garganta e febre.

 

5) Mantenha uma alimentação equilibrada

Embora o corre-corre durante o Carnaval seja intenso, uma alimentação balanceada é a alternativa mais inteligente para manter a energia lá em cima. Monte pratos com diversos legumes, verduras, carnes brancas (peixe, frango), grãos (feijão, lentilha, grão de bico) e um carboidrato complexo (opções integrais de arroz, pão ou massa). Durante a festa, tenha por perto barras de cereal, frutas e outros itens práticos, mas saudáveis.

 

Shake energético para o Carnaval

A receita abaixo é excelente para ingerir tanto antes quanto depois das comemorações, pois fornece uma dose extra de energia.

 

Ingredientes
200 ml de água de coco bem gelada
1 banana prata
1 colher (sopa) de cacau
1 colher (sopa) de maçã
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de mel ou açúcar demerara

 

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba.

 

6) Pare para descansar

Uma coisa é certa: você precisa respeitar os limites do seu corpo para que ele consiga se manter bem mesmo em meio aos dias de folia. As festas costumam ser boas, mas é essencial estar atento aos sinais de exaustão que o corpo transmite. Por isso, durma, pelo menos, 6 horas ininterruptamente. Isso vai te fazer aproveitar ainda mais as comemorações sem colocar a saúde em risco.

 

Colocando essas seis dicas de saúde para o Carnaval em prática fica muito fácil encerrar as comemorações sem estar com a sensação de que será preciso vários dias para se recuperar. Se você gostou dessas dicas, aproveite para seguir o Sidesc nas redes sociais (Facebook e Instagram) e conferir periodicamente em seu feed informações sobre saúde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *