fbpx 5 motivos para você praticar yoga - Sidesc
É bem provável que você já tenha ouvido falar no termo yoga. Essa é uma prática que surgiu há milhares de anos. Existem várias linhas distintas de yoga, entre elas Iyengar, Ashtanga e Hatha. A questão principal é que todas possuem alguns benefícios em comum. Listamos abaixo cinco motivos que vão te inspirar a praticar yoga com frequência, independentemente de qual tipo você escolher.

 

1) Aprimorar a técnica de respiração

Praticar yoga envolve vários exercícios respiratórios. Eles estimulam o praticante a se manter focado e centralizado, prestando atenção no ato de respirar. Isso contribui para desenvolver métodos de gerenciamento do estresse a partir da consciência e controle do próprio padrão de respiração. A indicação “respire fundo” passa a fazer mais sentido ao praticar yoga, pois essa ação quando feita de forma consciente é realmente capaz de acalmar as emoções.

 

2) Ter mais equilíbrio e flexibilidade

Se flexibilidade corporal e equilíbrio não são o seu forte, saiba que a yoga é capaz de desenvolver essas habilidades. Assim como ocorre com a prática de outros exercícios físicos, os iniciantes na yoga contam com treinos mais brandos, que vão se intensificando com o passar do tempo. A evolução costuma ser notada ao executar ações normais do dia a dia – ajoelhar, esticar, abaixar, etc. Em resumo, praticar yoga aumenta a mobilidade, ajuda a “esticar” o corpo e traz mais facilidade na execução dos movimentos.

 

3) Melhorar a postura

Para quem passa o dia sentado em um computador, geralmente com os ombros curvados, praticar yoga tende a ser bastante eficaz para desenvolver uma postura superior adequada. Afinal, estar consciente da postura correta faz parte da dinâmica de exercícios presentes na yoga. Essa evolução postural se deve, principalmente, aos exercícios de respiração que trabalham todo o sistema respiratório, envolvendo diversas regiões do tronco.

 

4) Ter um tempo só para você

Atualmente, em meio à rotina turbulenta, poucas são as pessoas que conseguem, de fato, se desconectar e viver o presente, sem estar em tempo integral preocupadas com o que precisa ser feito nas horas seguintes, checando emails e redes sociais.

 

Inclusive, quantos minutos por dia você tem dedicado exclusivamente para você? Praticar yoga instiga a capacidade de desconectar e focar no que está acontecendo no momento presente. As aulas costumam ter duração de 60 minutos, e é ideal praticar, pelo menos, duas vezes na semana.

 

 

5) Ajuda no controle do peso corporal

Yoga é exercício físico, ou seja, ao praticar yoga você queima calorias. A intensidade varia de acordo com o tipo de yoga escolhido. Ao participar de uma hora de power yoga, por exemplo, estima-se que é possível perder até 500 calorias. No fim das contas, o fato de usar a yoga para se exercitar e controlar os níveis de estresse instiga também a adoção de bons hábitos alimentares. Esse é o conjunto ideal para controle do peso corporal.

 

E então, ficou animado com esses cinco motivos para praticar yoga? O Sidesc conta com clínicas e profissionais parceiros que oferecem aulas de yoga. Confira o local mais próximo de você e agende uma aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *