fbpx 4 benefícios de correr na rua - Sidesc
É bem provável que você concorde com esta afirmação: nos últimos anos têm sido cada vez mais comum ver pessoas praticando corrida de rua. O número de provas programadas em Santa Catarina ao longo de 2019 deixa isso bem evidente. Para se ter ideia, conforme informações constantes no Corridas SC, portal conhecido por divulgar os eventos desta modalidade no Estado, 165 provas estão cadastradas no site.

 

Algo curioso é que essa modalidade esportiva tem ganhado o coração até mesmo daqueles que não eram tão adeptos à prática de atividade física regular. E qual a explicação para isso? Listamos aqui quatro benefícios de correr na rua que podem estar entre as respostas.

 

1) Estímulo para fazer amizades

Basta uma busca rápida pelo termo “grupo de corrida em santa catarina” para que dezenas de artigos surjam à tela. Esses grupos estão entre os principais responsáveis por disseminar os benefícios de correr na rua e atrair cada vez mais adeptos. As pessoas que não se sentem motivadas a correr sozinhas, por exemplo, encontram nos grupos de corrida o estímulo que faltava.

 

Estar em um grupo é a oportunidade para aprimorar a técnica de correr, melhorar o desempenho, manter-se firme nos treinos e fazer novas amizades. Afinal, os participantes já possuem uma afinidade: a corrida.

 

2) Viajar para participar de corridas

Treinar e participar de corridas de rua na própria cidade é só uma das possibilidades para quem é adepto ao esporte. Pelo Brasil e mundo afora há milhares de provas. E o mais incrível: muitos dos participantes se inscrevem sem a intenção de competir de fato. Há quem queira somente participar, aproveitar a oportunidade para conhecer uma nova cidade ou, então, superar os próprios recordes pessoais.

 

A famosa Corrida de São Silvestre é um ótimo exemplo disso. Na última edição, em 2018, mais de 30 mil pessoas participaram da prova, representando os mais variados cantos do mundo. Muitos dos participantes estavam lá somente com o objetivo de chegar até o fim do percurso.

 

3) Fugir da monotonia

Só o fato de correr (seja na rua ou na esteira) já traz uma série de benefícios ao organismo – aumenta a capacidade cardiorrespiratória, reduz a pressão arterial, promove o ganho de resistência. A questão é que correr na rua passa bem longe de se tornar algo monótono. Estar em meio a paisagens distintas, sentir o vento bater no rosto e ter um ponto específico de chegada fazem muita diferença.

 

 

4) Situação real

Outro ponto significativo envolvendo os benefícios de correr na rua é estar em meio à uma dinâmica real – passar por subidas e descidas como elas são de fato, além de sentir a força de resistência do ar. Mesmo que algumas esteiras simulem condições semelhantes, não é 100% igual. Isso explica por que os corredores escolhem estar ao ar livre treinando para provas e competições.

 

 

Sidesc incentiva corridas de rua em Santa Catarina

Estamos sempre atentos às oportunidades que podem contribuir para estimular saúde e qualidade de vida aos catarinenses. As corridas de rua estão nessa lista. Por isso, o Sidesc Saúde foi um dos parceiros da Corrida Chão da cidade, que aconteceu no dia 23 de março deste ano, em comemoração aos 346 anos de Florianópolis.

 

Os participantes puderam escolher entre percursos de 5km e 10km de corrida ou caminhada de 3km, passando por lugares históricos de Florianópolis, entre eles Largo da Alfândega, Praça XV de Novembro, Avenida Hercílio Luz.

 

E então, ficou animado com as provas de corrida e os benefícios de correr na rua? Se você já é adepto, conta para a gente nos comentários qual será a sua próxima prova. Se ainda não pratica corrida de rua, comente sobre o que está te impedindo.

Um comentário para “4 benefícios de correr na rua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *