Receitas de Pizzas para comer sem Culpa - SIDESC - Saúde para todos

Receitas de Pizzas para comer sem Culpa

 

sidesc-dia-da-pizza-receitas-especiais-e-saudaveis

10 de julho é o Dia da Pizza, ou seja, a justificativa perfeita para não resistir a um ou vários pedaços. E não é só porque estamos falando de pizza, que não pode ser saudável! Não há como negar que sabores como calabresa, marguerita ou bacon estão entre os preferidos da maioria, mas dá para matar a vontade sem a culpa de sair da dieta. Quem garante é a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo:

“Prefira as pizzas preparadas com ingredientes mais leves, substituindo, por exemplo, a farinha de trigo pela farinha integral ou de quinoa. Para os recheios, vale optar pelas hortaliças, como brócolis, rúcula, escarola, tomate e queijos magros ao invés de queijos gordos, embutidos como linguiça e presunto e outros alimentos ricos em sal e gordura — sugere”.

Além dos ingredientes, vale ficar atenta também à espessura da massa: quanto mais fininha, melhor. Bordas recheadas também costumam guardar calorias extras. Se você quer evitar a briga com a balança, evite sabores como provolone, gorgonzola, calabresa, bacon e catupiry.

— A massa da pizza é um alimento calórico. Ela possui em média cerca de 100 calorias na porção e o tipo de recheio escolhido pode facilmente triplicar esse número, variando entre 200 e 500 calorias. Fazendo as escolhas certas e optando por recheios saudáveis é possível saborear essa delícia sem colocar a dieta em risco — garante.

Além de maneirar na quantidade de fatias e no sabor escolhido, outra dica importante é, acredite, a mastigação:

— Quem come muito rápido acaba ingerindo mais do que precisava. Procure mastigar bem os pedaços, sem pressa, pois assim você dá tempo para o organismo reconhecer que está satisfeito com a quantidade que foi ingerida —, ensina.

Ficou com vontade de provar? Separamos 3 receitinhas de pizzas lights para você testar em casa. A primeira é sugestão da nutricionista Cintya Bassi, a segunda é da nossa colunista Eline Prando e a terceira é da equipe do Vigilantes do Peso. Olha só:

 

Pizza Integral de Brócolis com Queijo

sidesc-receita-saudavel-pizza-brocolis
Ingredientes

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher sopa margarina light derretida
1 xícara de água morna
10 a 15 g de fermento biológico
Sal a gosto

Recheio:
1 xícara de molho de tomate
200 g de mussarela picada
200 g de brócolis pré-cozido
2 colheres de azeite
2 dentes de alho picado
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Orégano a gosto

Modo de preparo

Massa:
Em um refratário, despeje a xícara de água morna e dissolva o fermento e o sal. Acrescente a margarina e após metade da farinha integral mexendo com uma colher. Quando estiver homogeneizado, acrescente aos poucos o restante da farinha e mexa com as mãos até que a massa se solte. Se necessário acrescente mais um pouco de farinha.

Amasse bem, formando uma bola e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Passado o tempo, corte a massa ao meio e estique–as com rolo até ficar no formato desejado. Leve ao forno médio por 10 minutos.

Recheio:
Em uma frigideira, doure o alho no azeite, acrescente o brócolis e tempere com sal e pimenta. Retire o disco de pizza do forno, passe o molho de tomate, coloque o brócolis e por cima salpique o queijo mussarela e o orégano. Volte ao forno até que derreta o queijo e sirva em seguida.

 

Pizza com massa de couve-flor – sem glúten!

sidesc-pizza-massa-de-couve-flor-receita

Ingredientes
2 xícaras de couve-flor (só as florzinhas)
1 ovo
1/2 xícara de muçarela ralada
1/2 xícara de ricota light ralada
1 dente de alho pequeno amassado
1/2 colher (chá) de noz moscada

Modo de fazer

sidesc-pizza-massa-de-couve-flor-receitas-saudaveis
Para preparar essa receita você pode utilizar apenas as florzinhas da couve-flor. Guarde os talos para preparar outra receita, como um suflê, omelete, sopa…

Pique as flores até obter uma espécie de farofinha e coloque em uma tigela que possa ir ao micro-ondas. Cubra com filme plástico e, com  usando uma faca, faça vários furos no filme e leve para o micro-ondas por 8 minutos em potência máxima. Durante esse tempo dê uma espiadinha, pois pode ter variação de um aparelho para outro. Queremos que elas fiquem macias, mas não escuras. Assim que estiverem prontas, descarte o filme e deixe esfriando.

sidesc-massa-de-couve-flor-pizza-

Misture todos os ingredientes com a farofa de couve-flor. Se necessário adicione sal, mas lembre que o queijo já é salgadinho.

Unte ligeiramente uma forma de aproximadamente 28 cm. Espalhe a massa, pressionando com a mão até cobrir toda a forma e também para garantir que ela fique integrada.

Leve para assar no forno preaquecido por uns 15 minutos (180ºC a 200ºC), até que as bordas comecem a ficar bem douradinhas.

Retire do forno, espalhe o molho que você desejar e leve de volta por mais uns 10 minutos.

Você pode incluir o recheio de sua preferência.

 

Pizza de Tomate e Ricota

sidesc-pizza-tomate-e-ricota-receita-saudavel

Ingredientes

Massa:
1 tablete de fermento para pão (15 g)
1/2 xícara de água morna
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de azeite
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

Recheio:
2 dentes de alho amassados
1 colher (café) de azeite
3 tomates sem pele e sem sementes picados
Sal a gosto
4 fatias médias de queijo ricota (180g)
120g de queijo muçarela ralado (equivalente a 8 fatias finas)
2 colheres (café) de orégano
Se preferir, também pode acrescentar brócolis cozido

Modo de preparo
Dissolva o fermento na água morna e junte o azeite e o sal. Aos poucos, adicione a farinha de trigo, mexendo até virar uma massa firme que desgrude das mãos. Coloque numa tigela, tampe e deixe crescer por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o molho. Refogue o alho no azeite e junto o tomate. Tempere com o sal, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Retire e espere amornar. Abra a massa em espessura fina sobre superfície enfarinhada e forre uma forma de pizza grande untada com o azeite. Leve ao forno quente (200°C) por 15 minutos, sem deixar assar demais.

Retire do forno e espalhe o molho de tomate por cima. Misture a ricota, a muçarela e o orégano. Coloque por cima do molho e volte ao forno para derreter o queijo.

 

Fonte: Revista Donna