Dieta x Reeducação alimentar - SIDESC - Saúde para todos

Dieta x Reeducação alimentar

sidesc dieta x reeducacao alimentar
Grande parte da população está acima do peso e isso é reflexo de muitos anos de alimentação incorreta. Para muitos só existe uma solução, entrar na dieta do momento, aquelas que prometem milagres e emagrecimento rápido, será que isso é verdade?

Muitas destas dietas até fazem com que a pessoa perca o peso, porém o efeito colateral nunca é divulgado, a maioria destas dietas milagrosas é extremamente prejudicial à saúde do ser humano.

Sem contar que a pessoa vai voltar a ganhar peso se parar de segui-la, ou seja, a pessoa vira refém daquela rotina totalmente perigosa ao organismo. O emagrecimento deve ser definitiva e saudável, para isso você precisa reeducar o metabolismo.

Para conseguir alcançar o seu objetivo é necessário compreender qual é o conceito de dieta e de reeducação alimentar. Para os nutricionistas a dieta é um regime prescrito e direcionado a uma pessoa com restrição total ou parcial de certos alimentos.

E a reeducação alimentar trata-se do processo de aprendizado, conscientização e alteração do hábito alimentar de forma gradativa. O processo de reeducação alimentar é evolutivo e você precisa compreender os erros alimentares e efetuar as mudanças necessárias para prevenção e recuperação da saúde.

Qual o sucesso da reeducação alimentar?

Se alimentar corretamente não deveria ser uma solução desesperadora, mas sim um hábito de quem deseja ter uma vida saudável. Infelizmente grande parte da população não se importa com o que está ingerindo e nem com os efeitos daquele alimento em seu corpo.

A reeducação alimentar é como uma aula sobre os alimentos e seus benefícios. Você passa a conhecer quais alimentos são indicados para o café da manhã, quais são indicados para o almoço, para janta, etc. Cada situação requer alimentos diferentes e principalmente qual a quantidade ideal para ser ingerida?

Quando há uma boa reeducação alimentar, a pessoa perde peso e consegue mantê-lo, diferente do que acontece com a dieta. Outro ponto positivo da reeducação alimentar é a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde.

Dieta é uma ilusão

sidesc dieta

Os nutricionistas falam das dietas milagrosas como soluções temporárias, que em grande parte buscam apenas melhorias estéticas e que em longo prazo, as pessoas geralmente apresentam recaídas e tendem a ganhar peso novamente, podendo engordar mais que antes de iniciar na dieta.

A dieta só deve ser utilizada quando indicada por especialistas e quase sempre tem como objetivo atingir algum efeito terapêutico. As situações mais comuns são: à necessidade de reduzir as taxas elevadas de colesterol e também para aumentar a massa muscular.

Outro erro comum de quem quer perder peso é achar que precisa passar fome para alcançar este objetivo. A redução calórica radical não oferece benefícios, uma vez que a ausência de certos nutrientes pode atrapalhar as funções metabólicas do organismo.

Imagine que você quer emagrecer, mas esteja atrapalhando o seu organismo a gastar energia. Isso acontece com 99% das dietas que as pessoas adotam. Nunca inicie uma dieta pensando apenas na perda de peso, porque estes nutrientes citados têm funções importantes para diversos processos vitais de nosso organismo.

Qualquer tipo de dieta e/ou reeducação alimentar deve ser prescrita por nutricionistas e o acompanhamento é indispensável. Antes de prescrever qualquer uma delas, há a necessidade de realizar avaliações e exames para detectar possíveis déficits nutricionais.

Qualidade x quantidade

sidesc reeducacao alimentar
A variedade do cardápio é a chave do sucesso, desta forma a pessoa não priva o organismo de nutrientes essenciais como, por exemplo, as proteínas, os minerais, as vitaminas, as fibras, as gorduras e os carboidratos.

Alguns alimentos são figurinhas carimbadas em qualquer reeducação alimentar, vamos citar alguns deles para que vocês possam conhecê-los e introduzi-los em sua rotina, são eles:

  • Frutas
  • Verduras
  • Legumes
  • Alimentos integrais
  • Amêndoas
  • Nozes
  • Castanhas
  • Azeite de oliva extra-virgem
  • Peixe
  • Frango
  • Ovo
  • Feijão
  • Soja
  • A ingestão de líquidos é essencial para contribuir com a reeducação alimentar, ou seja, beba água em abundância, chás e sucos naturais para ajudar na promoção da saúde alimentar.

Força de vontade

sidesc forca de vontade
É importante estar sempre pronto para enfrentar situações constantes em que você se depara com diversos alimentos fora da sua lista. Doces, frituras, etc, estes são alimentos tentadores que podem atrapalhar sua reeducação se você não tiver força de vontade.

A dificuldade é ainda maior quando o hábito da família e/ou das pessoas com quem se convive é diferente do seu. Talvez seja quase impossível resistir sempre, mas é importante reduzir consideravelmente a ingestão de alimentos fora da lista indicada pelo nutricionista.

Estamos finalizando este artigo e queremos agradecer a atenção de vocês que estiveram conosco. Continuem em nosso site, temos diversas dicas de alimentação saudável, atividade física e saúde, convidem seus amigos para conhecer nossas dicas e busquem juntos uma saúde melhor.

Fonte: Saúde Melhor